Constelação Sistêmica Familiar
O que é?
Na constelação sistêmica familiar, eu, como terapeuta, trabalho com a dinâmica do sistema familiar e as relações entre seus membros, de acordo com as leis sistêmicas, as chamadas 'Ordens do Amor', . Meu objetivo é identificar e atuar nos padrões de comportamento que possam estar te afetando negativamente, seja na família, no trabalho ou em qualquer sistema social em que você esteja inserida(o). Além disso, busco compreender as crenças e valores subjacentes que influenciam esses padrões, permitindo que o amor retome seu fluxo, na medida do possível.
A abordagem atua em problemas como conflitos familiares, dificuldades nos relacionamentos, questões na criação dos filhos e até problemas financeiros.
Como funciona?
Uma constelação dura em média 1h30, e pode acontecer na modalidade individual ou em grupo, online ou presencial.
Faremos uma entrevista inicial ou solicitarei que você preencha um formulário de anamnese a fim de informar dados familiares e apontar o principal tema da constelação. É muito importante que você escolha o tema que mais a(o) incomoda no momento, sem julgamento de valor, ou 'deverias'.
A partir de então, o processo terapêutico se inicia com a minha condução, seja presencial ou online, em grupo ou individual. Quando a constelação se dá com o auxílio de um grupo de pessoas, o cliente ou o constelador deve escolher entre os participantes o quais deverão representar as figuras importantes para a constelação.
O mesmo ocorre quando a constelação é individual, ou seja, sem o auxílio do grupo de pessoas, em que estas são substituídas por objetos de recurso terapêutico: as chamadas âncoras, os bonecos Playmobil, exercícios imaginativos etc.
Ao desenrolar do processo, os personagens interagem entre si: é o campo morfogenético se manifestando em favor da harmonização daquele sistema.
Ao longo da constelação, acontecem vários momentos de tomada de consciência, em que você observa ao vivo e a cores a sua dinâmica familiar e tem a oportunidade de fazer as mudanças necessárias dali por diante.
A boa constelação é aquela que produz resultados! Algumas vezes eles acontecem imediatamente, outras demora mais tempo. Não é algo que é possível prever antecipadamente.
Raízes
Constelação Sistêmica Familiar é uma ferramenta com diversas bases terapêuticas. O alemão Bert Hellinger, formado em filosofia, teologia e pedagogia, sistematizou as abordagens terapêuticas dos precursores Jakob Moreno, pioneiro do psicodrama, de Ivan Boszormenyi-Nagy, quem desvendou os repetitivos ciclos familiares, a psicoterapeuta Virginia Satir, a qual trouxe as encenações familiares para o ambiente terapêutico, o psiquiatra fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung, o biólogo e pesquisador Rupert Sheldrake (ainda vivo), ainda utiliza fortemente a fenomenologia de Edmund Husserl, observando e trabalhando com o fenômeno que se apresenta no momento, de acordo com as leis sistêmicas, além de outros profissionais renomados no âmbito da saúde mental e filosofia.